sexta-feira, 11 de novembro de 2011

UM SONHO

A escolha por fazer enfermagem, foi algo que já vem de tempos.  Já tive a oportunidade de fazer o antigo Curso Auxiliar de Enfermagem, mas devido a uma série de dificuldades não tive como concluir o estágio. A enfermagem é uma área que  me agrada, acho que tenho o dom; Sinto prazer em ajudar as pessoas e  vê-las feliz.Acho gratificante ver a melhora de uma pessoa que em muitos casos já fazia algum tempo que estava doente, muitas vezes acamada , sem poder movimentar-se e com ajuda da enfermagem isso se tornou algo possível.
Parece que foi ontem que o curso começou, mas já estou na terceira fase do curso que até este momento agregou um grau de conhecimento que  será utilizado na minha vida profissional.e na vida  pessoal . Em cada uma das fases vividas até  hoje cada uma delas teve algo de especial e que contribuiu de uma forma significativa.Em muitos casos me fez ter a certeza que realmente essa é a profissão que escolhi para o futuro. Na 1º fase iniciamos as aulas de biologia que me trouxe além de  novos conhecimentos sobre a vida , uma vontade de saber e de aprender  mais sobre  o funcionamento do corpo humano. E na  2º fase  a educação física foi  uma maneira diferente de todas as outras já estudadas e aplicadas em todas as etapas da vida escolar, pois aprendemos que através dos exercícios  físicos muitas doenças podem ser evitadas e outras tantas podem ser tratadas , desde que exista um acompanhamento  médico . Enfim , aprendemos que a educação física hoje não tem somente o papel de exercitar, preparar um atleta mas é também fundamental  para a reabilitação de pacientes acometidos por algum tipo de doença .
O tempo passou e começamos a fase atual e com ela  uma expectativa maior ainda.novas disciplinas que foram acrescentadas  entre elas a importância da língua portuguesa não somente na vida profissional como na vida pessoal do ser humano.Além disso,começamos a ter contato com anatomia ,semiotecnica e a Biosegurança algo fundamental para o bem estar do paciente e de quem trabalha com o próprio paciente . Enfim , essas disciplinas junto com todas as outras que já havíamos estudado agregaram  conhecimento suficiente para que eu tenha cada vez mais a certeza que  é essa a profissão que devo seguir , pelo fato de  estar disposto a aceitar desafios e principalmente ajudar as pessoas a serem mais felizes .Todos os professores tem  ou  tiveram uma participação fundamental  para que eu continuasse firme na decisão de trabalhar  na área da enfermagem, e contribuir para melhorias dentro da área da saúde .
   Em todas as fases até agora cursadas, não tive a oportunidade de participar de  muitos eventos , mas aqueles que participei  um dos que mais me chamou a atenção foi a visita ao Museu de tecnologia da PUC em Porto Alegre. La  tive a capacidade aprender e vivenciar muitas coisas e também aprender que a tecnologia já existe há muito tempo. O grande segredo é que ela vem a cada ano sendo aprimorada acompanhando o desenvolvimento dos povos e suas necessidades.
Até este momento não houve  grandes  tristezas, mas determinados fatos que ocorreram ocasionaram momentos de apreensão e desnimo Nada que já não fosse superado com a  ajuda de alguns colegas e professores. Mas uma das coisas mais importantes ocorridas neste período foi  ter  cada dia  mais a certeza e  a confirmação de que  será na área da saúde que a maior parte dos meus sonhos serão realizados Seja trabalhando diretamente com os enfermos ou quem sabe até mesmo  como professor de uma disciplina dentro da  Enfermagem . A minha maior alegria hoje é saber que apesar de todas as dificuldades encontradas  , ainda não foram  suficientemente  grandes para que eu pudesse parar de sonhar e  me fazer pensar em mudar de área Sei que a cada  dia é um desafio ser um profissional da saúde , com tudo o que  temos escutado , presenciado e até mesmo sentido na pele .  Sei  que  não posso mudar uma história que já existe  e que começou há muito tempo,mas posso começar uma nova , de uma maneira bem diferente e quem sabe com um final feliz para todos os participantes .
ROBERTO GARCIA -3º FASE CURSO TECNICO DE ENFERMAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário