sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MEMORIAL DESCRITIVO ESCOLAR - Cida

 

INTRODUÇÃO
O presente Memorial tem por objetivo descrever a minha trajetória educacional e como futura profissional da enfermagem, destacando as principais atividades que já foram desenvolvidas  quanto às atividades que realizo atualmente. Registro, também, neste documento, as minhas perspectivas de estudo em relação ao Curso Técnico de Enfermagem.

Decisão por fazer o curso:
O que me levou a optar e a me identificar com a área da enfermagem, creio que além do processo natural de gostar e cuidar, tive outras influências. Quando meu pai adoeceu há 6 anos o fato de ter cuidado dele foi significativo e decisivo para tal escolha. Lembro-me das idas e vindas ao hospital, da maneira de como meu pai e outros pacientes eram tratados, o carinho, o respeito, a admiração e aquele envolvimento todo me acendeu ainda mais a vontade e despertou meu  interesse pela vivência que tive.
O Processo de seleção:
Neste dia eu estava um pouco ansiosa, saí do trabalho e fui direto ao ginásio do IFSC, estava lotado, pessoas felizes e ao mesmo tempo apreensivas. Haviam 30 vagas e quando faltava pouco menos de 10 pessoas para fechar o processo de seleção meu número foi chamado, não sabia se sorria ou se chorava. Liguei pra minha mãe,  meu namorado e minha amiga. Eu estava feliz da vida então eles disseram que tinham certeza de que eu ia ser selecionada.
A PRIMEIRA FASE: Este foi o período de descobrimento, novas amizades, aquela incerteza de como iria me sair nas disciplinas, o medo de não atingir o conceito até mesmo por vir de um longo período sem estudar.
A SEGUNDA FASE: Esta fase foi a de ‘firmamento’, as amizades se consolidaram, o prazer em estudar aumentou e a vontade de ter aulas práticas ou que envolviam nossa área ia ficando maior.
A TERCEIRA FASE: Acredito que estamos num momento de peneira para selecionar quem realmente irá permanecer no curso, as disciplinas estão mais focadas e com isso o interesse aumentou, a tensão agora é a de pensar no estágio e de desempenhar um bom trabalho.

Desafios: Como todos sabem, desafios não são poucos nem pequenos, mas com fé e perseverança venceremos a todos para alcançar o objetivo maior que é a nossa formatura.

Professores: Tivemos a sorte de ter uma equipe de mestres, professores experientes, atenciosos e dispostos a nos ensinar realmente.

Viagem: Tivemos a oportunidade de conhecer o Museu da PUC, um dos mais completos do Brasil, a experiência foi marcante e muito importante para contribuir com o nosso conhecimento.

Eventos: A cada início ou no meio do semestre temos semanas literárias, de palestras, culturais e a importante semana da enfermagem, onde participo assiduamente. Isso nos enriquece ainda mais e contribui para o crescimento cultural e profissional.



A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto à obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!
Florence Nightingale

Maria Aparecida da Silva (SC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário