quarta-feira, 30 de novembro de 2011

POR QUE ENFERMAGEM ?

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina
Curso Técnico de Enfermagem na Modalidade PROEJA
Aluna:Cimara Ap. de Oliveira
Turma:331
                      POR QUE ENFERMAGEM ?

Eu decidi fazer esse curso porque sempre me identifiquei  com essa área.Comecei  a ter certeza do que queria quando meu filho ficou internado.Foi então que passei  a admirar essa profissão.Via o quanto aqueles profissionais se dedicavam  pois faziam  seu trabalho com amor e tinham prazer em poder ajudar ao próximo .Foi a partir daqueles dias de hospital que eu passei a sonhar com a profissão de Técnico de Enfermagem.
Fiquei sabendo do curso através de uma amiga   que estudava comigo,então decidimos fazer  a inscrição.No dia em que fomos fazer ficamos sabendo que só haviam  30 vagas  e que  300 alunos já  haviam  se inscrito,  mais não me  desanimei e resolvi tentar.No dia  do sorteio não  fui sorteada porém havia ficado feliz,  pois  minha amiga  conseguiu e  essa foi a primeira vez que eu tinha tentado fazer algo por mim.
No dia 15 de abril estava vindo  do trabalho,  passei na frente  do IFSC e descobri  que tinham aberto as inscrições.Lá fui eu tentar a sorte mais uma vez.
No dia 22 de junho , quando  entrei no ginásio  estava muito cheio e senti minhas pernas tremendo, mas eu estava muito anciosa,   cada número que chamavam era um susto,   uma angústia  e ao mesmo tempo uma tristeza   de saber que restavam poucos  números , ai começaram a sair os  números 30, 39, 36, 34  e nada de sair do 35  e só restavam 5 vagas...Até que saiu o tão esperado  número  35.Nossa!Nem acreditei, tiveram que me chamar   duas vezes  pois eu fiquei petrificada, meu Deus! Iria começar a fazer  o curso. Assim foi  o começo do meu  grande sonho.
Hoje em dia já estou fazendo a terceira  fase do curso .
Estou aprendendo muitas coisas novas  e voltando a rever muitas outras coisas que já  havia aprendido mas agora um aprendizado mais avançado das coisas.
Estou redescobrindo o quanto é  bom estar estudando , obtendo mais conhecimento,  em poder me aperfeiçoar   na área onde eu pretendo atuar.                                     
  passou um ano e  tive vários professores, todos muito bons,  cada um com seu jeito  de  ensinar. A professora  Adriana  além de ser ótima,  era amiga de todos.A Clecy ensinava poesia como  ninguém.A  Charline me ensinou a gostar de matemática, com o Marival  aprendi   a ter opinião do que gosto ou não, a Andressa a  melhor em comunicação, entre outros maravilhosos que tive.                                Fiz algumas amizades   na  sala de aula.Tenho carinho muito grande por todos, somos uma turma muito unida .Não tive muitas  dificuldades  até aqui, mas sempre que tenho logo aparece um  colega para me ajudar  a resolver .
Fizemos uma viagem  para PUC de Porto Alegre que foi ótima, tivemos a oportunidade  de conhecer muitas  coisas sobre:biologia, química, física, matemática, geografia e a história de Florence Naghtingale.Graças a ela que  existe essa profissão  maravilhosa de  enfermagem.
Ainda é cedo para falar de aula prática.Tivemos só umas três,fazer assepsia das  mãos ,sinais vitais etc...                                          
Tivemos alguns eventos  como a Semana de Enfermagem, onde tivemos várias palestras, sobre parto  humanizado, doações de órgãos   entre várias outras.Também fomos na Aben  assistir a palestra de ética e bioética.
Pra mim está fase sendo muito boa,estamos aprendendo cada dia mais.Tenho certeza que até o fim do curso estarei preparada para atuar na área e ajudar muitas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário