domingo, 6 de novembro de 2011

Memoria Escolar - De volta á Escola.

Meu nome é Elisa Anderson do Nascimento, vou relatar um pouco sobre a minha trajetória de volta a escola.
Após 15 anos fora da escola, resolvi voltar aos estudos, soube do Curso de Enfermagem no IFSC através de um panfleto, entregue por um menino no terminal de ônibus.
Confesso que fiquei em dúvida inicialmente, mas pretendia voltar, precisava, mas tinha alguns empecilhos. O financeiro foi um deles, mas queria ser inspiração para meu filho Thiago; 14 anos; que educo sozinha, com pequena participação do pai.
Motivada pela minha cunhada Carolina fui até IFSC, fiz minha inscrição e participei de um sorteio, que acredito por sorte e vontade divina consegui a vaga em julho de 2010. Foi muita felicidade, no mês de Agosto já estava em aula.
Como todo recomeço, não foi facíl. Pensei que não daria conta, pois foram 15 anos fora da sala de aula, mas com ajuda dos professores tudo foi dando certo.
Tive dificuldades em algumas disciplinas como; Piscicologia, Química, Biologia, História, Educação Física, Física.
A cada novo dia, vivenciava diferentes relações, com colegas e professores, e tentando entender o valor que estava implícito nas atividades pedagógicas que objetiva a formação para o exercício profissional.
Teve papel fundamental a convivência com colegas nas atividades livres em diferentes espaços, que também devem ser considerados como espaço de aprendizagem.
Participei de alguns eventos que me ajudaram muito na trajetória do curso:
Semana da Enfermagem: Foi um ótimo aprendizado. Deixando claro que a área da Saúde será uma das profissões do futuro, que garantirá a milhares de pessoas bons empregos, que levarão a uma boa qualidade de vida.
Mas para que você possa ingressar nessa área é necessário que faça um curso, de técnico ou auxiliar em enfermagem, ou uma faculdade em enfermagem, o necessário é que você esteja capacitado para salvar vidas.
Um dos cursos mais procurados pelas pessoas é o de Auxiliar de Enfermagem.
Na segunda fase visitamos o museu da PUC, Museu de Ciências e Tecnologia PUCRS, é um museu brasileiro localizado na cidade de Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul.
Inaugurado em Dezembro de 1998, é um dos maiores museus de ciências naturais na América Latina, propondo atividades para todas as idades e mostrando áreas de experimento-atrações. Adorei a experiencia, foi muito produtiva para meu aprendizado.
É difícil não comentar sobre algumas tristezas que se arrastam na vida, consequentemente para tudo que fazemos. Umas  das minhas maiores dificuldades é falar em publico, não sei se vou superar até o final do curso, sendo uma das partes mais desafiadoras que vivo aqui, saber que todas as pessoas estão prestando atenção no que vou falar, é muito complicado, tento ser desinibida, mesmo assim sinto friozinho na barriga e o nervosismo se faz presente.
Sei que pode ser falta de confiança em mim, estou trabalhando para superar este medo pois uma das minhas escolhas de vida é acabar meu curso de Técnico em Enfermagem, trabalhando na área e atuando como uma profissional. Aplicar tudo o que estou aprendendo para ajudar a salvar vidas, e partir de uma universidade mais tarde aprimorar ainda mais os meus conhecimentos.
Ainda a tempo para construir sonhos, para pensar em novas possibilidades para a vida. Pois o que significava uma desnecessária frustração de expectativas, está sendo considerada uma grande vitória em minha vida.
Há coisas que a gente não esquece: o primeiro beijo, o primeiro namorado, primeira professora, o primeiro sutiã. Meus primeiros contatos com letras tiveram inicio ainda bem pequena, na minha casa não faltava lápis para rabiscar o que viesse pela frente, e assim que lembro quando comecei a frequentar a escola já tinha conhecimento das letras do alfabeto, por isso não hesitei em lutar para dar certo minha volta aos estudos.
Hoje aconselho aos jovens que invistam em seus estudos, somente assim garantimos um futuro melhor para nós e nosso País.

Autor: Elisa Anderson do Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário