sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Minha vida no IF-SC


Na metade do ano de 2010 eu estava estudando no Forquilhão fazendo o primeiro ano do segundo grau, quando minha amiga foi até a minha casa para fazer a inscrição dela pra o curso do PROEJA no IF-SC, porém ela descobriu que não poderia fazer a sua inscrição, pois já tinha o segundo grau completo. Foi quando minha filha falou que eu tinha vontade de fazer Enfermagem e resolveu guardar o site e fez a minha inscrição e mais de duas amigas minhas. No dia do sorteio mal podia esperar, liguei para as minhas amigas para marcamos a nossa ida, o marido de uma amiga minha não a deixou ir, então fomos somente eu e a Ivone.
Chegando lá tivemos que nos inscrever e ganhamos um número para o sorteio, olhei e vi um ginásio bem grande e havia várias pessoas confiantes e nós estávamos felizes só por poder estar participando de um sorteio justo e podendo assim ter a mesma chance que os outros. Aguardamos até a hora do sorteio e nisso falei para a Ivone que se caso eu não fosse sorteada e ela fosse era pra não desistir do nosso sonho, pois eu não desistiria. Pediram dois voluntários para ajudar no sorteio e eu imediatamente me ofereci a ajudar, começou o sorteio e minha amiga logo foi sorteada com o número 8 e outros mais foram sendo sorteados, até a moça que estava de voluntaria também foi sorteada, e chamaram outra voluntaria para ajudar no sorteio. E eu rezava e pedia a Deus para ele fazer o que fosse melhor para mim. Quando já haviam 28 pessoas sorteadas eu olhava e pensava quem será as 2 pessoas que completariam as 30 vagas? Sairam 5 números e as pessoas não estavam presentes, de repente saiu o meu número. Eu corria e gritava e entre riso e lágrimas, agradeci a Deus, corri e abracei a minha amiga. Enfim, juntas de novo.
Comecei o curso com muitas expectativas, dificuldade mas junto com a superação conseguia acompanhar tudo e procurei me dedicar nas provas e nos trabalhos o máximo possível, e quando não entendia as coisas chegava em casa e minha filha me ajudava e entender e me mostrava o caminho mais fácil e dizia que eu iria conseguir. Na primeira fase tivemos as matérias de sociologia, história, química, saúde pública, comunicação, biologia, educação física e PI.
A professora de história foi muito boa para nós deu várias dicas e mostrou onde procurar e deu um trabalho de PowerPoint era a vez de meter a cara e ir em frente. Ela nos deixou bem à vontade e foi bom, pois cada grupo teve de apresentar. Já a professora de educação física fez duplas para cada um apresentar uma doença do coração também em PowerPoint. Meu tema era Febre Reumática, eu cresci e aprendi bastante também já o de sociologia deu um trabalho para apresentar para ver se conseguíamos perder o trauma do computador.
O fantasma do PI eu tive um grupo meio complicado. Éramos em 5 pessoas e a divisão dos grupos foi que quem soubesse mais ficava com sabia mesnos. Eu não tinha experiência em computador, só uma pessoa do grupo sabia mexer a qual desistiu do curso e a insegurança tomou conta de nós. Daí ficamos em 4 pessoas e uma sabia um pouquinho mais , pois tinha de digitar e montar o trabalho ali mesmo, porém os computadores não funcionavam direito, dependendo do jeito que era salvo o trabalho não abria e o nosso tema foi bem difícil era sobre “Alternativa do Sangue”. Era difícil achar conteúdo sobre isso e o mas difícil era colocar autor, ano, quando ele fez aquela citação, isso gerou muita confusão, desentendimento entre o grupo, etc.
A apresentação do PI não saiu bem como nos esperávamos, mas deu tudo certo apesar do nervosismo foi tudo bem. Aprendi a engolir em seco desaforos e outras coisas mais. De resto minhas notas foram boas na primeira fase, porém não tivemos nem comunicação direito, nem matemática mas eu continuava sentindo muita dificuldade no português na escrita e interpretação. Para terminar a primeira fase bem a professora de historia fez um amigo secreto para nos aproximar mais, foi legal e bem relaxante. 
Na segunda fase foi melhor entrei na sala dei um “oi geral” e comecei a sorrir para os amigos e pensei tudo de novo, as matérias foram boas começando pela reposição de comunicação. A professora Cleci nos ajudou e incentivou inclusive fez um varal de poesia e com isso descobri que sou um pouco poeta. Já a professora Andressa nos cobrou e redobrou os nossos estudos, fez nós criar uma poesia com uma foto para colocar no Blog, que ela criou para a turma.
Ao longo da segunda fase fui tendo problemas, perdi minha tia, meu irmão e meu padrasto. Foi bem difícil superar, mas a vida segue e junto a aula também. Na segunda fase tivemos psicologia, matemática, biologia, reposição, comunicação, física, química, educação física e geografia. 
Nisso veio a Semana da Enfermagem com várias palestras interessantes e proveitosas e um evento que nós fomos ao COFEM para ver o lançamento do selo entre a Abens e os Correios, tivemos outras palestras e no final havia bolo e champanhe para brindar a aliança entre eles e eu estava lá foi lindo.
No final da Semana da Enfermagem nos teríamos uma gincana e depois da gincana iríamos viajar para ver o museu da PUC, continuando a semana da enfermagem cada dia uma turma oferecia um lanche para todos os participantes e professores. 
Na gincana tínhamos que trazer roupas, sapatos usados que se houvesse empate iríamos desempatar com quem mais tivesse levado roupa. Começa a gincana as professoras estavam lá todas animadas e cada professora foi para uma turma entre risos e canções tivemos várias provas só que não era com lápis era dança da laranja, corre com balão no meio das pernas, corre com o ovo na colher, achar moeda na farinha entre outras, podemos nos divertir e jogar contra as outras turmas foi muita integração com os professores e colegas depois os professores nos ofereceram um lanches.
Ao término da gincana tivemos a viagem tão sonhada. Enfim, iríamos conhecer o museu da PUC em Porto Alegre, com a turma e os professores, Marcos Neves, Adriana, Charlen, Clicy, com o objetivo de conhecer e aprimorar os nossos conhecimentos.
Na entrada do museu de recepção tinha um carnotauro que mexia a cabeça e rosnava, parecia estar vivo dizendo “bem vindos”. No primeiro piso havia vários animais ex: cobra que se alimentava a cada 20 dias, o bicho graveto parecia um pedaço de pau, tinha plantas, peixes, sapos, um me impressionou parecia estar carregando outro na suas costas só que em baixo de sua pele, eles eram bem grandes entre outras coisas.
No segundo piso foi onde eu aprendi mais. Havia várias coleções e continha informações desde o inicio da civilização até do nosso futuro. Havia exposições, animais empalhados, e tinha parte do corpo humano, havia fungos e bactérias, um vírus enorme que era o vírus da gripe um vulcão que soltava larvas e tinha um cheiro de enxofre, continha os planetas e a constelação várias salas de vidros que representavam os continentes com plantas e animais empalhados e a falna e a flora caminhando juntos.
Florence na forma de boneca em tamanho real parecia estar viva e como ela foi importante na Enfermagem, havia uma casa limpa e linda quando apaga as luzes começa a aparecer às bactérias
Enfim a vida segue e cabe a nós correr atrás, seguimos com trabalhos e provas. A professora Ângela nos convidou para ir na Semana da Enfermagem na Rua Trajano pois haveria uma tenda com o pessoal da Enfermagem juntos com a Abens, o Coren e o Cofen para falar da Enfermagem , medir pressão, entregar folder, e mostrar o nosso boneco Fred , falar do órgão. Foi muito legal conhecer pessoas de outros colégios e fases. Me senti importante , ganhei uma camiseta .
As aulas de psicologias foram ótimas. Havia sempre dinâmicas para turma, provas e trabalhos também em PowerPoint. Na matemática peguei “no grito” e só deixei a desejar na física. Na comunicação eu sei que aprendi, mas tenho que aprender muito mais e sei que cada dia que passa é uma vitória. Me sinto feliz de poder competir junto com as pessoas normais pois sempre me senti excluída da sociedade, embora não contava a ninguém que eu tinha dificuldade de escrever e ainda tenho, mas já me superei bastante graça as professoras, principalmente as de comunicação. Hoje eu tenho certeza que vou chegar lá .
Na terceira fase começamos as aulas teóricas, já compramos o jaleco e vamos visitar os mortos na UFSC dia 6 de setembro. A matemática está pegando fogo e o português também. Só que eu me decidi, vou fazer um dia de cada vez me dedicar o máximo que eu puder e pedir ajuda quando for necessário. Temos espanhol, é engraçado e inovador pensar em falar outro idioma. Já a semiotécnica e a anatomia é ministrada pela professora e enfermeira Ângela. É muito interessante mas a gente não consegue absorver tudo .
A saúde coletiva e a epidemiologia, biossegurança é ministra pela a enfermeira Jerusa. Vem um seminário que vamos apresentar em outubro. Na biologia, o professor Paulo esta falando de genética e afirma que o pai da genética é Mendel. Já da química esta meio “voando” mais daqui a pouco ele aterrissa. Geografia está vago mas assistimos um filme sobre a Amazônia e foi bem bom .Já em relação à amizade esta bem cada dia que passa eu tiro um sorriso de uma pessoa. A nossa integração está boa. Cada vez mais venho andando até o centro a pé com duas amigas. Elas são da minha turma e se tornaram amigas leais e companheiras de caminha desde a primeira fase. Já desistirão 6 pessoas. Em compensação entraram 4 pessoas novas. Todos com um objetivo de chegar até o fim. Temos uma grávida, outra fez um chá de panela na sala e outros aniversários também. Eu acredito que daqui para frente nos vamos ser unidos cada vez mais e juntos vamos chegar lá, pois só falta esse semestre e mais três semestres, ou seja, só um ano e meio que eu mal posso esperar para fazer estágio e aprender mais coisas boas . Pois eu saio cedo e trabalho o dia todo como doméstica. Houve um tempo que eu achava que eu só servia para limpar o chão dos outros, mas hoje sei que sou capaz de muito mais. Quando chego em casa e vejo os meus filhos me esperando e o meu marido ali agradeço a Deus por me dar força e coragem para continuar a minha caminhada.




Fred: Semana da Enfermagem na Rua Trajano

Autora: Albertina

 

 

 
 

 

 

 

 


 

 

2 comentários: