sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Memorial escolar da Maria Aparecida (Pr)


Em 2010, eu trabalhava como manicure num salão de beleza da minha amiga Marisa. E num sábado ao chegar ao salão, Marisa me recebeu com um abraço e um belo sorriso. Ela olhou para mim e disse:
_ Maria tenho uma novidade para te contar! Ela foi buscar uma folha de jornal para me mostrar. Era um anúncio que a escola do IF-SC (Instituto Federal de Santa Catarina) estava divulgando curso de Técnico de Enfermagem para as pessoas que não tinham ensino médio. Poderia-se fazer o ensino médio e o curso técnico.
Ela disse que quando viu o anúncio, lembrou de mim, já que eu trabalho num consultório odontológico durante a semana.
Eu fiquei muito feliz! Então na segunda-feira fui até o IFSC e fiz minha inscrição. No dia do sorteio estava lá no ginásio às 19 horas, logo começou o sorteio.
O sorteio aconteceu no dia 24 de junho de 2010, no ginásio de esporte, na dependência do IFSC. O ginásio estava lotado. Então começou o sorteio, meu número era o 64, a cada pessoa sorteada, uma festa. 
Todos aplaudiam assobiavam e assim foi até chamar as trintas pessoas que completarão a turma. 
Nada do meu número sair, já estava desanimada, mas ainda tinha a lista de espera para ser sorteada. Logo começou o segundo sorteio e o primeiro número a ser chamado foi o 64, nem acreditei que era o meu. Fiquei muito feliz! Ao se juntar as outras pessoas que já estavam sorteadas, ouvi alguns dizendo que iriam desistir. Então tive a certeza que a minha vaga estava garantida.
Logo que as aulas começaram, o professor Cristian, ligou para minha casa, e disse que havia conseguido uma vaga, e pedi-o para eu fosse fazer a minha matricula. Eu não cabia dentro de mim de tanta felicidade! Liguei para minha amiga e comemoramos juntas.
A primeira fase foi de conhecimento. Conhecer o espaço da escola, conhecer os professores, os colegas e as matérias novas, tudo era novidade, cada um com sua história de vida. O mais legal era que a maioria vinha do EJA, por isso os conhecimentos eram muito parecidos. Todos com muita vontade de aprender, na hora que o professor começava a explicar a matéria, a sala ficava em silêncio, e os professores eram muito atenciosos. Na primeira fase não tivemos aulas de comunicação no qual nos fez muita falta, mas a matéria que chegou de surpresa foi o PI, projeto integrador, as professoras Juliana e Rafaela eram as responsáveis por essa matéria. Então os grupos foram formados, eram seis grupos, cada um com um tema para pesquisar, o meu grupo era o terceiro com o tema banco de leite humano. Então começamos a pesquisar, mas encontramos pouca coisa que pudesse interessar o grupo.
A turma começou a diminuir, pois alguns colegas desistiram do curso, comecei a ficar preocupada com o andamento do trabalho, os colegas que desistiram eram os que sabiam mexer no computador.
O grupo ficou com três pessoas: eu, Joice a Francinete.
Nós não sabíamos mexer no computador a nossa esperança era aprender com as aulas do PI, que eram no laboratório de informática, com as professoras Juliana e Rafaela. Elas eram verdadeiros anjos, que nos ajudaram muito. Como não tínhamos conseguido o material suficiente para realizar o trabalho, resolvemos mudar o assunto para a importância da amamentação.
Fizemos a pesquisa, e encontramos muita coisa sobre a amamentação, ficamos muito animadas, no dia do PI, comunicamos para as professoras que iríamos mudar o assunto do trabalho. Elas ficaram preocupada acharam que não iríamos conseguir realizar o trabalho a tempo, dissemos a elas que já estávamos com o material em mãos era só começar a estudar, para montar o trabalho. Como só faltavam dois meses para a apresentação, resolvemos nos reunir nos finais de semana e feriados, na minha casa e na casa da Joice. Com a ajuda das professoras e da minha filha (que tem 15 anos) conseguimos concluir o trabalho na data prevista.
Ficou maravilhoso com slides com fotos e bem coloridos, fomos bastante elogiadas pelas professoras e colegas.
Senti-me muito bem, meu grupo conseguiu realizar um trabalho que parecia impossível. Esse foi mais um desafio, na primeira fase do curso.
A segunda fase começou mais tranquila, todos se conheciam. Alguns professores novos e novas matérias, português, matemática, psicologia e física, a física era novidade, mas a matéria que mais me deixava preocupada era biologia e comunicação pela a dificuldade de entender, procurava ler várias vezes os textos, e mesmo assim era difícil tirar notas boas.
A segunda fase ocorreu tudo bem, tivemos a semana da Enfermagem, que foi bastante proveitosa, com palestras, teatros e musicais, no final da semana tivemos uma gincana na qual arrecadamos roupas para doação a entidades carentes. Foi doado para os asilos e a comunidade dos quilombolas, que fica na cidade de Paulo Lopes em SC. 
Logo após a gincana fomos fazer um passeio ao museu da PUC em Porto Alegre, viajamos a noite toda, chegamos lá ás seis horas e esperamos até as nove horas para que o museu comesse a receber os visitantes.
A visita foi maravilhosa conhecemos várias coisas.
Contamos com os professores Marcos Neves, Clecy, Charlene e Adriana.
Durante a visita conhecemos a parte de biologia com as células embrionárias, o crescimento do feto até o nascimento. A parte de química que foi muito interessante. A fauna e a flora e os animais silvestres, a parte de física bastante curiosa, a cardiologia e a circulação do sangue no corpo humano que e um espetáculo, tantos outros inventos e curiosidade.
Ficamos toda a manhã no museu, almoçamos nas dependências da universidade da PC e logo após retornamos a Florianópolis. Chegamos às 22hs. Chovia muito.
O final do semestre foi bem cansativo com provas e trabalhos para entregar e apresentar. O último trabalho apresentado foi o de Psicologia e logo após, a prova de comunicação.
Assim foi o final do segundo semestre.
O terceiro semestre veio com muitas novidades, algumas matérias novas como biossegurança, saúde coletiva, anatomia, epidemiologia e espanhol. Todas essas matérias são novidades para mim, mas estou adorando cada uma delas. Acredito que teremos muitos desafios pela frente. Mas o que mais me deixa ansiosa é o estágio, como vai ser, será que vou conseguir realizar um bom trabalho?
Todas essas questões me deixam ansiosa, espero conseguir vencer mais este desafio.
Aprendizado: Eu aprendi muito nesses dois semestres que se passaram. Aprendi a aceitar a opinião do outro, aprendi muito com os professores e sei que tenho muito mais a aprender. Os trabalhos de pesquisas são gratificantes, eles nós dão a oportunidade de nos aprofundar sobre determinado assunto.
  Amizades para mim são sagradas, são de poucos amigos, mas procuro me enturmar com todos os colegas de sala. E acreditar numa formação de qualidade na finalização deste curso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário