sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Diario de um Curso

Sempre me interessei em trabalhar na área da saúde. O curso Técnico de Enfermagem foi uma porta que se abriu em minha vida, simplesmente entrei. Eu estava concluindo o segundo ano do ensino médio na EJA, quando um dia, acessei o site do IFSC e descobri que disponibilizavam o curso gratuito, nossa! Para mim foi uma grande esperança, pois o preço do curso é alto. Contudo, teria que decidir se era isso mesmo que queria, não poderia concluir o meu ensino médio é uma das exigências para matricula. Mas de qualquer maneira fiz o meu cadastro e continuei estudando.
             O dia do sorteio chegou! Não imaginava que no meio de tantas pessoas eu estava lá, tentando uma vaga para um sonho, após confirmarem o meu nome recebi um número, seria o meu número da sorte, como se fosse uma loteria, só que sem escolher, é claro! Começou o sorteio, a dor de barriga foi inevitável... Passou o primeiro, o segundo, o terceiro número, mas o meu nada, já estava perdendo a esperança. Quando de repente, ouvi o numero 250, nessas alturas eu nem sabia mais qual era o meu, confirmei pra ter certeza, sim! Era o meu mesmo. Meu Deus!! É inexplicável a alegria, é tudo de bom, me recordo que quando saí do local do sorteio eu estava andando nas nuvens, inesquecível!
          Bom, foram muitos conhecimentos nesta primeira fase, tivemos saúde publica, educação física, biologia, química, sociologia e história, teríamos também comunicação, porém não tinha professor, foi uma aula vaga. Na disciplina de saúde publica, aprendemos um pouco sobre as leis do sistema único de saúde. Já educação física foi uma disciplina maravilhosa, aprendemos muito sobre o coração e doenças relacionadas. O que marcou nesta fase foi o PI, muito complicado para quem não conhecia nada. No começo achei que não iria conseguir, fazer o relatório, formatar e apresentar para todos. Mas por fim conseguimos, passamos a primeira etapa do curso.

Na segunda fase o “bicho pegou”, matemática, psicologia, biologia, português, comunicação, geografia, educação física, física, química, são muitas! Conseguimos até fazer uma viagem educativa, foi no museu da PUC (RS), com o professor Marcos de Física, é um lugar que recomendei para todos os meus conhecidos, além de educativo super divertido, têm temas lúdicos sobre vários assuntos. Neste semestre teve também comunicação e português. Eu pensava que só uma matéria já era difícil, imagina as duas! Mas que nada, aprendemos muito com as professoras, um pouco sobre a língua portuguesa, muita leitura, resumos, e classes gramaticais. Já em matemática foi complicado, regras de três, gráficos, função do primeiro grau, entre outros. Na física não esqueço as ”alavancas”, cheguei até sonhar com o professor, abrindo e fechando a porta pra explicar sobre o assunto. Além disso, houve a semana da Enfermagem, com apresentações dinâmicas e temas muito educativos, por fim as divertidas competições, nossa equipe “Ô nega” não venceu, mas nos divertimos muito!

             Esta fase foi mais complicada que a primeira, mas consegui chegar ao fim. Em cada semestre que passa minhas expectativas com o curso só aumentam, aprendi muito com todos os professores, confesso que senti falta de aulas praticas, afinal temos que estar preparados para ingressar no campo de trabalho. A terceira fase é mais específica sobre o nosso curso, temos epidemiologia, semiotécnica e anatomia, entre as outras disciplinas que já tínhamos no semestre passado. O curso Técnico de Enfermagem na IFSC é muito disputado, por mais que seja gratuito e da Proeja sua grade curricular é ampla e isso conta muito para nossa vitória. Sobre as minhas amizades do curso, na primeira fase já me identifiquei com a turma, mas apenas com três pessoas é que me enturmo mais, para mim as amizades do curso é um exercício para o futuro, trabalhar em equipe é o resultado do bom aprendizado em sala de aula.                                                         

Autora: Sirlei Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário