sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

um sonho a caminho a ser realizado

   Eu fazia o eja neste colégio quando era cefet, nao consegui terminar devido a minha gestação .mas, após eu ganhar a criança, eu nao consegui acompanhar as aulas. era muito difícil para a minha filha que era muito novinha, tinha apenas 6 dias de vida, era inverno em setembro, muito frio, mas muito frio mesmo. dava até pena do pobre anjo, muita judiação. E além de tudo eu dependia de conduçã, Comecei a faltar muito.
   E acabei não indo mais as aulas. Eu esqueci de trancar a matrícula e perdi a minha vaga, sofri muito, chorava muito.
   Quando eu passava em frente ao colégiome batia a saudade, a vontade de voltar e tentar de novo, mais uma vez.
   adoro esta colégio, não por ser um lugar de ensino de qualidade, mas aqui eu encontrei o que realmnte queria. E devo muito a todos os que estiverão com eu comigo durante aquele curto perío do tão difísi da minha vida. Devo muito pelo o apoio e carinho da professora Esterzinha de português, e da professora Eliziane de matemática., por todo carinho e compreensão que tiverão comigo., na quele momento, por aquele curto peíodo da minha vida. Desistir do colégio para eu foi um golpecerteiro no coração. Por tanto sofrimento de chegar até ali, a quela fase, e não poder mais ir em frente. Então após minha filha completar um ano de vida, eu desidi voutar a estudar. Tentei por mais três vezesmas sem êxito. Ddecidi trabalhar. No dia 10 de julho e 2010entrei no supermercado bistek, neste dia teve umsorteio para tec.enfermagem no Ifsc, Eu havia me inscrito, mas não compareci, devido o meu horario de trabalho, adorava trabalhar no bistek, mas não estava fazendo o que realmente queria. tentei trocar varias vezes meu horariomas não consegui.então a conta, e fui atrás do meu objetivo, mas como eu não poderia ficar desempregada, e não tinha o segundo grauº completo, eu me matriculei no eja ( estudos para jovens e adultos)e tambem na escola tecnica pro saúde para fazer tec.enfermagem que era o que eu tanto queria, e tambem tratei logo de arrumar um estágio.
   Eu ia para a escola tec.de manhã, para o eja atarde e a noite ia  para estágio. Muito feliz, mesmo com toda essa batalha, eu sempre estava muito entusiasmada, principalmente por esta fazendo  o que realmente eu sonhava e o que eu queria, assim foi por um ano e meio, quase perto de eu ir par estágio, terminando o segundo grauº também.
   quando um dia de manhã sedo eu indo para o curso dentro do onibus , ouço duas moças conversando sobre o sorteio que realizara no Ifsc para tc. enfermagemna modalidade eja , ao ouvir eu fiquei empolgada, e não pensei duas veses, ao chegar ao colégio fui direto para a bibliotéca fazer a minha inscrisãopela internet.
   Alguma coisa estava me dizendo que eu iria ganhar aquele sorteio no dia 17 de julho de 2010, eu estava muito nervosa, chorava muito, só pensava em que eu iria voutar outra vez aquele colégioe qui neste colégio (IFSC) eu estava pela quarta vez . Então começou o sorteio e nada de chamar meu número, quando já ia se aproximando o fim do serteio eu estava me levantando para ir em bora, quando chamarão o meu número, eu fiquei pasma emstado de choque, fiquei ali parada por alguns segundos. Passou um filme na mina mente aquele momento, me bateu uma louca vontade de chorar, tão grande, foi uma sensação tão grande , muito gostosa.
   No outro dia imediatamente, tranquei a matricula dos colégios. e pedi a conta do serviço, devido ao horário de estudo. Foi muito bom rever meus professores e poder estudar com eles outra vez . Minha turma é bem grandee adora uma festa , tudo é motivo pra comemoração, até hoje, já viajamos para Porto Alegre , para conhecer o museu da pucrs, o nicrotério da ufsc, me apaixonei ver tudo o que eu vi. já estamos na terseira fase, e ainda é uma turma bem grande, poucos desistiram.Neste um ano de curso aprendi bastante coisas interesantes. E cada dia que passa eu adquiro novos conhecimentos, e me apaixono mais ainda por essa profissão.




aluna jabes torquato

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Memorial Adriana


Eu sempre admirei a profissão de enfermagem e imaginava trabalhando na área, mas achava que não estava ao meu alcance por não ter concluído o ensino médio. Foram passando os anos e mais distante ficava o desejo da profissão. Certo dia eu estava na internet pesquisando um supletivo para concluir meus estudos, foi então que encontrei o site do IFSC, resolvi explorar a pagina e descobri que disponibilizavam o curso gratuito.Fiz minha inscrição em maio de 2010 e então começou a expectativa para o sorteio que seria em julho. O tempo passou e minha expectativa era grande, finalmente chegou o dia do sorteio convidei uma amiga para me acompanhar, chegando ao IFSC me informaram o local do sorteio, eu estava eufórica, quando entrei no ginásio avistei muitas pessoas e então veio o “pensamento negativo” de que não iria conseguir, enfim começou o sorteio eu era o número 2, sorteavam, sorteavam e nada até que sortearam as 30 pessoas, fiquei muito triste, arrasada então informaram que iriam sortear mais 15 para ficar na fila de espera caso os primeiros sorteados desistissem, então fui a oitava sorteada, que alegria! Mas quem iria desistir se um curso bom igual esse, era pra eu ficar com a vaga. Passaram os dias e nada, certa vez quando chegava da igreja, meu marido me informou que o coordenador do curso Cristiam havia ligado, dizendo que a minha vaga estava garantida, não podia acreditar.Foi muita felicidade! No dia seguinte liguei para o Cristiam, ele me passou a relação dos documentos necessários para matricula, me informou que deveria assistir à aula do dia treze de agosto, então foi meu primeiro dia de aula.
O primeiro dia foi muito angustiante para mim, afinal era num lugar estranho e também eu estava fora de uma sala de aula há quinze anos, ao entrar vi aquelas pessoas todas estranhas, alguns alunos já se conheciam e estavam tendo aula há quase um mês, até já tinham formado grupinhos. Então, logo de chegada quando sentei uma colega pediu para eu trocar de lugar, pois ali sentava uma amiga dela, foi então que refleti todos meus pensamentos estava certo, daí sim me senti um patinho feio totalmente isolada sem conhecer ninguém e tive que trocar de lugar, sentei perto da minha colega Sirlei com quem tenho um laço de amizade muito forte até hoje.
Sobre as aulas, para mim a primeira fase foi muito difícil por não ter mais o ritmo de estudos, a concentração foi bem complicada também, as matérias em si não foram difíceis, o projeto integrador que exigiu muito dos alunos com relação às pesquisas na internet e formatação. Fiz parte da equipe da Sirlei e o nosso tema foi pressão arterial do idoso trabalho de campo.Um assunto excelente que por sinal eu aprendi muito foi super divertido.Fomos no Lar de Zulma fazer brincadeiras e dança com os idosos.Eles adoraram e eu me realizei podendo fazer uma tarde de trabalho voluntário. Outra matéria complicada pra mim foi sociologia por eu não ter conhecimento de política assim se tornou uma matéria difícil de entender.
A segunda fase já foi mais conteúdo e trabalhos que exigia mais estudos, mas não foi tão difícil assim. Achei bem legal a gincana que foi feita, só assim pude conhecer melhor outros colegas de outras fases e professoras que não conhecia. A viagem ao museu em Porto Alegre também foi ótima, pois teve muitas novidades interessantes e aprendizado de uma forma diferente que eu nunca tive. Outro passeio interessante que fiz foi na Ana ABEM, foi ótima uma conversa sobre a enfermagem bem descontraída e rica em informações.
           A terceira fase é cheia de expectativas, pois agora vou ter mais conhecimento na área da saúde e do corpo humano, tendo aulas com as enfermeiras Gerusa e Angela, agora mal posso esperar para ter aulas práticas que já vão começar. Uma matéria que estou achando difícil e acho que vou ter dificuldades é o espanhol por ser uma língua estrangeira que nunca estudei.
Agora que estou na terceira fase, vejo o quanto cresci e amadureci até nas minhas atitudes, gestos e linguajar, vejo o quanto ganhei por ter perdido o medo e de ter voltado a estudar. Estou muito feliz e realizada. Quero deixar meu agradecimento à professora Andressa por ter me instruído nestes dois semestres.